Sustentabilidade

PROJETO ITUCUMÃ

O Projeto Itucumã foi criado em 2014 e contempla uma imensa reserva da biodiversidade mantida pela Bertolini, com aproximadamente 180 mil hectares nos municípios de Autazes e Coari, no Amazonas.

 

Flora e fauna nativas são acompanhadas, catalogadas e mantidas, bem como são realizados inventários que dimensionam o benefício do projeto ao meio ambiente.

 

O programa ainda inseriu a comunidade local em atividades sustentáveis e que contribuem com a preservação, contratando moradores da região formalmente e melhorando sua condição financeira

ÁGUA

Toda a água utilizada pelos nossos colaboradores em suas rotinas diárias, bem como toda a água necessária para a nossa produção passa por um rígido controle hídrico.

 

Essa gestão hídrica é voltada para o uso sustentável, preservando as áreas de entorno e de mananciais, já que a empresa está localizada no coração da Floresta Amazônica.

 

Além disso, nós realizamos a captação da água da chuva em larga escala e a armazenamos em cisternas para utilização nos mais diversos fins.

ENERGIAS RENOVÁVEIS

No caminho da sustentabilidade, investimos em energias renováveis. 

 

Investimos fortemente na nossa capacidade geradora desde 2020, ampliando a nossa capacidade para suprir 50% da nossa demanda energética nessa unidade.

 

Grande parte do nosso parque fabril, na cidade de Manaus, Amazonas, possui painéis fotovoltaicos no telhado. Essa usina conta com 4620 painéis solares que geram dois milhões de kWh/ano /ano com uma potência de pico de 1.617kVp.

RESÍDUOS E EFLUENTES

Todos os resíduos inflamáveis e químicos provenientes do processo produtivo são armazenados e recolhidos posteriormente por uma empresa especializada.

 

Além disso, possuímos programas reconhecidos para o reaproveitamento de cabos e produção de blocos construtivos a partir do isopor.

 

Através da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), todo o nosso esgoto é tratado e a empresa ainda realiza programas de recuperação de igarapés localizados em sua vizinhança, às margens do Rio Negro, em Manaus.

Segurança e Compliance

COMPLIANCE

Mantemos atualizado o nosso Manual de Ética e Conduta, e por meio desse documento oficializamos as normas que guiam a equipe no caminho de uma atuação ética e condizente com os valores e propósitos da companhia.

 

Nele, estão as políticas de proteção ambiental, de direitos humanos, de anticorrupção, as regras de responsabilidade, de privacidade de dados e segurança da informação.

 

Também faz parte do manual, os regramentos de conduta e de relação com os parceiros, clientes e fornecedores, além de canais de denúncias e compromissos de adesão.

 

Acesse o Manual de Ética e Conduta da Bertolini: Manual de ética e conduta

SEGURANÇA DO TRABALHO

A BAL possui uma cultura direcionada a prevenção de acidentes com a realização de campanhas sistemáticas e a realização anual da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), com palestras, instruções e reciclagem de cursos internos.

 

Um recurso utilizado pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) é a realização de DDS (Diálogo Diário de Segurança) no início de cada jornada de trabalho, que instrui todos os colaboradores com temas específicos da segurança do trabalho e é finalizado com um alongamento que auxilia na prevenção de lesões. 

PROTEÇÃO

Todos os Equipamentos de Proteção Individual são dotados de Certificado de Aprovação (C.A.) que, através da norma regulamentadora NR 06, foram testados e aprovados no quesito qualidade.

 

Além da certificação ISO 9001 desde 2003, nas rotinas de trabalho são verificadas e atendidas as seguintes normas regulamentadoras: NR 04, NR 05, NR 06, NR 07, NR 09, NR 10, NR 11, NR 12, NR 13, NR 14, NR 15, NR 16, NR 17, NR 20, NR 23, NR 26, NR 33, NR 34, NR 35.

TREINAMENTOS

Nós prezamos pela saúde e segurança do colaborador antes mesmo do início das suas atividades.

 

Realizamos a integração de segurança para todos no ato da contratação, trazendo ciência sobre o PAE (Plano de Atendimento a Emergência), a estrutura documental de segurança, a percepção de risco, o uso dos EPI’s e treinamentos para os empregados das NR’s (Normas Regulamentadoras).

 

Cada novo colaborador realiza um curso específico para a sua função, com duração média de uma semana. São eles:

* NR 10: treinamento para eletricistas;

* NR 11: treinamento para os operadores de movimentação de carga;

* NR 12: treinamento de segurança em Máquinas e Equipamentos;

* NR 23: treinamento de Brigada de Incêndio;

* NR 33: segurança para trabalhos em espaço confinado;

* NR 34: segurança para trabalhos com atividades da indústria de construção e trabalhos com ar quente;

* NR 35: segurança para trabalhos em altura.